Fórum I

No nosso 1º encontro conversamos acerca da construção da identidade do professor, segue a problematização.


- Como o professor frente à realidade percebe-se como agente de mudança de consciência dos cidadãos.

Fecharemos este forum dia 05/06/2013. Boas reflexões.

3 comentários:

  1. Primeiramente o professor deve ter consciência do seu papel, pois após anos de estudando numa faculdade, conquistando o título de Licenciado e efetivamente entrando em uma sala de aula deve-se fazer a pergunta: por que tudo isso? Ao submeter o seu papel, importante e ao mesmo tempo desvalorizado, a uma reflexão cuidadosa e criteriosa, o professor toma consciência que ele é o responsável de desenvolver, de encaminhar os “novos” cidadãos a um novo patamar social. Trazer os fatores histórico-sociais, refletir sobre eles e formalizar uma nova consciência que seja capaz de conduzir novas ações e consequentemente uma sociedade mais justa e igualitária. Mas antes de propiciar que seus alunos trilhem o duro caminho da reflexão, ele deve ser trilhado pelo professor.

    ResponderExcluir
  2. O professor frente as realidades atuais, ele deve buscar caminhos, que leve a conscientização de seus alunos de forma que os mesmos possam tornar-se cidadãos críticos, ou seja capazes de conduzir ideias e ações a uma reflexão critica diante da realidade em que vivem.
    Não se trata de uma obrigação mas de uma consciência, que somos agentes de transformação e mudança de consciência. Somos como fala Sócrates parteiros de "novas" ideias.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir