Diálogo I



Segundo, Leila Leite Hernandez, historiadora, os africanos são identificados com designações apresentadas como inerentes às características fisiológicas baseadas em certa noção de etnia negra... Assim sendo o termo africano ganha um significado preciso: negro, ao qual se atribui um amplo espectro de significações negativas como frouxo,fleumático,indolente,incapaz...convergindo para uma ideia de inferioridade e primitivismo.....Quanto às diferenças são tratadas segundo  um modelo de organização social e política ,bem como padrões  culturais próprios da civilização europeia....aproximando por analogia o desconhecido considera-se que a África não tem povo, não tem nação nem Estado; não tem passado, logo, não tem história. (Livro, A África na sala de aula, pag. 18)

A crença da supremacia de um grupo sobre o outro e a ideia de inferioridade do negro, foram sustentados pela ciência da metade do século XVIII e século XIX. Outra herança que permanece no inconsciente coletivo são os estigmas ou estereótipos pós-escravidão como “incompetentes, preguiçosos, indolentes, malandros, sujos, marginais”. Representações que mantém e reproduzem o racismo.
Refletindo sobre a leitura e traçando um paralelo com a palestra do professor Acácio que apresenta a África a fim de desconstruir as ideias que foram criadas pelo Ocidente. Escreva quais estratégias podemos utilizar em sala de aula para desconstrução do conceito de África que os nossos alunos trazem embutidos no seu imaginário?África da fome/África da AIDS entre outros.
Equipe de Ciências Humanas e Arte.
Lembre-se de que o objetivo da ferramenta fórum são  as apresentações de ideias e a formação de debates em conjunto aos temas abordados relacionando-os com questões do contexto atual. Seu posicionamento deve apresentar caráter reflexivo, demonstrando seu posicionamento, criando a perspectiva de debate, devido a essas característica não trabalharemos com conceitos de certo e errado. Bom trabalho a todos (as)!

61 comentários:

  1. De acordo com a palestra do professor Acácio a África tem sua história,porém escrita pelos ocidentais a qual foi direcionada para menosprezar a imagem dos africanos,colocando-os em situação de inferioridades a qual é irreal.O continente é rico em aspectos que o mundo ocidental tem como meta usurpar.A África tem sua própria cultura é grandiosa e no futuro será vista e respeita com deve ser. RAQUEL DIAS PEREIRA (E.E.PROFESSOR MARIO BOMBASSEI FILHO)

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    1. Um dos pontos principais que devemos trazer para a reflexão ema sala é o olhar do mundo ocidental para com a África. Parar com a ideia de continente miserável que precisa ser salvo para a valorização de um povo que tem uma história rica que merece ser estudada e respeitada.Débora Betânia - EE Odete Fernandes

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  2. Acredito que baseado em que vemos e ouvimos em sala de aula, nossos alunos formam um certo conceito de África por desconhecerem o contexto, por exemplo não falamos tanto dentro do currículo que a história da cultura afro contribuiu para nossa formação,que somos um povo missigenado que comemos, vestimos África que essa cultura nos enriqueceu na música e na estética. O dia da consciência negra por exemplo devemos dar mais ênfase, dizer a eles que a criação dessa data é em homenagem ao Zumbi líder do Quilombo dos Palmares e de suas lutas e conquistas, servindo como momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.Ilza Maria S. A. Nascimento-EE Lydia Kitz Moreira

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  3. O comentário da prof RAQUEL DIAS PEREIRA foi perfeito, na verdade o que temos que dialogar em sala não é apenas a visão eurocêntrica que degradou o desenvolvimento natural da cultura dos povos da África, mas também e principalmente trabalhar os aspectos culturais que remetem diretamente a História Geografia Artes e as várias facetas da cultura dos diversos povos da África.Dialogar com seus mitos e tradições afim de desvelar sua história. PROFESSOR DOUGLAS G. FERNANDES E.E. ILIA ZILDA I. BLANCO

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    1. PROFESSOR DOUGLAS G. FERNANDES E.E. ILIA ZILDA I. BLANCO aproveitando pra fazer um merchan.
      visitem meu site!!!
      http://cpalexandria.wordpress.com

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  4. Pelo que entendi da palestra do prof. Dr. Acácio é importante expor para nossos alunos aspectos que são relevantes da cultura e história africanas que fazem parte da nossa cultura e composição da sociedade e história brasileiras pois muitas coisas que utilizamos, falamos ou fazemos tem um pouco do que aprendemos com povos que vieram deste continente tão rico de influências sociais e culturais que nem sempre são ditas para todas as pessoas. Prof. Aline Lima E.E. Recreio São Jorge II

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  5. Podemos enriquecer o aprendizado no espaço escolar explorando os temas como o imaginário, social e político, histórico e cultural, atribuídos ao negro, levando aos alunos a uma reflexão, descontruindo a visão eurocêntrica imposta.
    Desenvolvendo os temas descritos acima, o professor vai perceber quais as divergências que o aluno tem do continente africano. Percebida tal divergência o professor através de objetos, textos, peças culturais, museus, ele vai construir a real imagem do continente africano.
    Professor Rodrigo Madureira Ribeiro - Escola Estadual Professora Salime Mudeh.

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    1. A reflexão vai fazer com que os alunos se questionem sobre o assunto em questão - África, levando-os a criar uma linha do tempo em relação a história cultural dos negros.
      Shirlei Santana
      E.E. Parque Mikail
      21/08/2012.

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  6. A própria mídia traz esse conceito de que a África é o país dos negros pobres, da fome, da doença, da miséria; enfim país do caos. Então o preconceito ja vem sendo imposto pela mídia e uma das estratégias para nós professores é trabalhar as diferenças com os alunos em sala de aulas, utilizando a sociedade como ponto de partida tendo como objetivos mostrar e valorizar a essência e a cultura que casa povo em seu meio representa, passando de geração a geração se expandindo. Mostrar esse contexto aos alunos mediando juntamente através de pesquisas, rodas de conversa, imagens entre outros; enfatizando a África procurando mostrar o outro lado que a maioria desconhece, da miscigenação, das danças, música etc; e que por falta de conhecimento acaba que marcando apenas o lado ruim noticiado pela mídia.
    Shirlei Santana
    E.E.Parque Mikail
    21/08/2012.

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    1. Olá Shirlei SANTANA;

      Realmente, nunca vi em um filme, reportagem ou documentário uma outra África que não fosse àquela dos elefantes, leões ou das crianças extremantes desnutridas e sujas....
      SHIRLEI DIAS / E.E PONTE ALTA III

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  7. precisamos mudar o modo de pensar dos nossos alunos,que a Africa resumi apenas, em negros-escravos , a cultura deles é muito rica,e cabe a nós mudar essa rotulção.
    Edineide Santana SAntos

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  8. A mídia nos passa uma caricatura da África, de fome, sofrimento, doenças e miséria. Temos que salientar a cultura do povo africano que tem grande força na oralidade. Nada mais justo a uma nação que por muito tempo foi tão explorada pelo ocidente, e que nós devemos muito do nosso jeito de ser como as musicas, comidas, danças a esse povo que ajudou e influenciou a construir a nação brasileira.

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  9. O racismo infelizmente ainda é a forma mais clara de discriminação na sociedade brasileira, onde persiste um privilégio a brancura ignorando ou pouco valorizando que são africanos e indígenas. Esse processo advem da ausência de conscientização entre as pessoas que tem a dificuldade de se relacionar, tendo como conseqüências vistas em vítimas de atos discriminatórios a baixa auto estima, formação debilitada da identidade, além de dificuldade na aprendizagem.
    Para reeducar as relações étnicos raciais no Brasil vai além do ambiente escolar. Tem que haver trocas de conhecimentos, discutir, abordar e ampliar nossa reflexão, valorizando a história e a cultura.
    A escola tem o papel de criar condições físicas, materiais, intelectuais favoráveis para o ensino onde todos os alunos negros e não negros, bem como os professores sintam-se apoiados trabalhando atividades curriculares nos diferentes níveis e modalidades de ensino, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros buscando a consciência negra dentro da sociedade.

    Prof Daniela Lima - Arte Lydia Kitz Moreira

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    1. Olá Daniela,
      Bem bacana você ter mencionado a questão da alto estima, pois quando um negro se assume na sua negrite essa auto valorização costuma render bons frutos. Por isso acredito que o primeiro passo para que a África seja valorizada e a valorização de seu legado deixado no Brasil, ou seja, dos negros que aqui estão.
      Abraços

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  10. Esta desconstrução cabe a nós professores, com reflexões frequentes, nossos alunos "tem" consciência de que somos um povo de "misturas"; indígenas, africanos e europeus. Que a feijoada e a capoeira são heranças dos escravos, que na África é um continente de fome e de doenças.
    Cabe a nós desmistificar este imaginário.

    Prof. Maria Bernadete Bertolino - E.E.Seraphina Renzi Martelo e E.E. Ponte Alta V

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    1. Estrátegia:
      - abordagem do tema,verificando o conhecimento prévio do aluno(obj. desconstruir através dos conceitos trazidos e estabelecidos);problematização com a questão´´Somos herdeiros da África?``;utilização de reflexões( a África é a pátria da humanidade?...);introdução de definições e questionamentos(negro = cidadão africano ou afro-descendente;escravidão não está associada à cor;as diversas Áfricas...);explicação sobre o eurocentrismo e o rótulo de primitivismo ao continente;utilização de texto reflexivo(Há algum povo a ser tirado do atraso?).
      É lamentável saber que a ideia de uma África explorada e sem utilidade cultural ainda permeia a mentalidade de algumas sociedades ocidentais, envolvidas e sufocadas pela economia globalizada.Esse momento pós-olimpíadas no continente africano ajudou na valorização e no estímulo à quebra de estigma que o mesmo sofre há tempos(África como o centro das mazelas mundiais, substituída pela África que contribuiu e contribui para o equilíbrio, paz e redefinição de uma economia mundial pautada na sustentabilidade).
      Sejamos visionários e responsáveis pela nova construção mundial em torno da união dos povos ocidentais e orintais e,que utilizemos enquanto ferramenta,a reflexão sobre a importância do continente para essa aproximação além de valorizá-lo nos seus mais diversos aspectos.
      Alexandre Feltrim. Benedita de O. Ale.

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  11. Acredito que um aspecto importante a ser considerado em sala de aula é a abordagem do tema e a promoção de atividades que possam facilitar a compreensão e o entendimento do continente africano e cultura africana para além dos preconceitos há tanto tempo ressaltados e infelizmente justificados por muitos.
    Nós brasileiros, infelizmente temos o hábito de pensar o Brasil apenas como um país europeu, as influências africanas e indígenas, em muitos casos são negadas, marginalizados ou ainda, conceituamos o mundo a partir desses padrões infinitamente. Os estereótipos apenas são reforçados, ou então é o politicamente correto que vale, sem reflexão e o pior em minha opinião, o desconhecido alimenta a ignorância. Sendo assim é preciso que se amplie o horizonte fornecendo diversas fontes aos estudantes.

    Eliane Santos Silva EE Lydia Kitz Moreira

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  12. Um aspecto fundamental a ser considerado sobre essa problemática é: por que apresentarmos a África partindo da discussão sobre preconceito, estigma, desvalorização, visão eurocêntrica... Temos em nossas bibliotecas, materiais que não trazem essa visão afetada: “contos africanos”, por exemplo. O próprio professor Acácio nos citou a possibilidade de trabalharmos com cinema e literatura africanos. Acredito que devamos partir de uma abordagem inversa, como afirma Latouche “estamos tão habituados a pensar que é preciso ajudar a África, que parece inconveniente fazer a pergunta de maneira inversa”. É preciso apresentar o continente das “relações harmoniosas entre seres-humanos e meio-ambiente”, “das divergentes noções de desenvolvimento”, de boa literatura e música... despertar o interesse em conhecer a verdadeira África. [JOICE DA SILVA SERAFIM - E.E. PROFªMARIA APP. RANSANI MAGALHÃES]

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    1. Concordo com a forma de trabalhar a África e sua cultura de maneira positiva e natural, mostrando seus encantos, sua realidade sem distorção. Quando o aluno entrar em contato com toda a cultura, riquezas históricas e artísticas africanas, o preconceito irá se dissolvendo concomitantemente com a construção de um novo olhar: mais crítico e autônomo.

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  14. Sabemos que enquanto educadores temos um papel principal nessa abolição inacabada, Temos consciência de que muitas coisas foram feitas, porém ainda muita coisa tem que ser mudada. O pré conceito de uma África miserável com certeza é uma delas.

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  15. Olá Shirlei!
    Realmente precisamos descosntruir essa ideia da àfrica apenas como lugar de miséria e doença

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    1. Olá Rosana !
      A palavra alteridade tem que sair da simples etimologia, e começar a fazer parte de juízos de valores, que devem ser construídos progressivamente. E a escola ,com certeza devido, a grande diversidade é o lugar ideal para a irrigação desses valores.
      Abraços...
      SHIRLEI DIAS(PONTE ALTA III)

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  16. Verdade Rosana e,
    Mais do que apresentar para os alunos a cultura dos povos é mostrar -lhes que a cultura não tem raíz até porque as pessoas migram por diferentes regiões, estados e países; espalhando de uma forma ou de outra a cultura do seu povo.
    Shirlei Santana
    E.E. Parque Mikail
    23/08/2012.

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  17. temos que abordar também que nós, enquanto docente tivemos uma formação acadêmica precária referente a essa África que o professor Acácio nos mostrou, nos foi passado a África na visão negativa, preconceituosa, ou seja, a mesma visão que os alunos tem, e este curso esta me proporcionando um enriquecimento cultural enorme.
    Temos sim que mostrar essa África rica em culturas de modo interdisciplinar, aguçando a curiosidade de outros docentes.

    Carlos Eduardo Leme - 23-08-2012 EE Hélio Polesel

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  18. Devemos descosntruir a visão eurocêntrica que nossos alunos possuem sobre a África, como um lugar de miséria e doença. Temos que propor discussões e reflexões , abordando a importância e a contribuição que os povos africanos tiveram e ainda têm em nossa própria cultura.

    Prof. Rosana Fernandes Guedes da Silva - E. E. Pro. Roberto Alves dos Santos

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  19. Em primeiro lugar precisamos perceber que estamos entrando em contato com uma cultura, muitas vezes de difícil aceitação para nós ocidentais. Começando a pensar como diferente, uma sociedade baseada nas tradições, onde os valores morais e o progresso pra uma sociedade capitalista pode beirar o absurdo.
    Elizabeth Ortolani
    EE José Marun Atalla

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  20. Conhecer o Continente Africano, facilita entender uma sociedade, politica e cultural de um povo tão castigado, pela mídia mundial.Os alunos precisam saber a verdadeira historia deste povo guerreiro.Sem conceito negativos, e preconceitos capitalista.
    Denise Lima Queiros

    E.E. Waldomiro Pompeô

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  21. Iniciaria o trabalho em sala de aula abordando questões da cultura africana antes da colonização do século XV. Para tentar demonstrar ao aluno como os africanos viviam antes da dominação européia.Enfatizaria questões culturais, políticas e organização social, para que o aluno entenda que a África é um continente rico e com particularidades regionais. Abordaria também o neocolonialismo e como a Europa, afim de atingir seus objetivos em relação ao lucro, massacrou a cultura africana fazendo uso do darwinismo social, subjulgando-os e desrespeitando a cultura e as fronteiras natuarais já existente.Trabalahria debates com temas sobre;"África o berço da humanidade-abordando questões como o racismo-" " A quem interessaria manter a África dominada, empobrecida e doente"-ou A beleza e riqueza da África,que não se restringe as Savanas.
    Existe um leque de opções que espero aprender com os colegas.

    Prof.Dulcineia Monteiro Neves
    Escola Valderice T.M.C Marchini

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    1. Olá amiguinha Dulce!!! Não nos encontramos mais no Valderice, mas estamos juntas no curso da África! rsrsrs Você como professora de História, teria ótimo embasamento para levantar discussões sociais e políticas do contexto africano, o que seria extremamente interessante a construção de um projeto interdisciplinar entre Arte/História, onde ambas desenvolveriam no educando um olhar mais atento, sensível e verdadeiro do que é a África. Com a infinidade de temas a ser explorado, a parceria entre as duas disciplinas seria de extremo valor ao aprendizado.

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  22. Temos que levar a sala de aula os valores do Continente Africano descontruindo essa Africa mostrada pelo europeu como um continente pobre, sem cultura e sem desenvolvimento, construir um novo conceito de que a África tem seus valores com uma cultura onde todos nós de uma certa forma utilizamos no nosso cotidiano.

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  23. Olá,

    Gostei muito do que o Prof. Acácio falou sobre a coletividade e solidariedade...precisamos muito desses temas em nossas escolas...Olhar para o outro é um aprendizado que a África nos ensina...

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  24. Refletindo sobre o texto e a palestra chega-se à conclusão do quanto temos que aprender sobre o continente africano. Um dos aspectos observados foi a organização familiar, os vínculos consangüíneos, o respeito à sabedoria dos mais velhos, economia informal. Sem influência do capitalismo e ausência do Estado. São comunidades auto-suficientes.
    Utilizaria como estratégia de aula: questionamento sobre o que eles conhecem do continente africano (muitos irão responder: fome, guerras, golpe de estado) . Acredito nessas respostas, pois é o que assistimos diariamente nos noticiários.
    Em seguida tentaria desconstruir a visão negativa e apresentaria alguns aspectos já mencionados no primeiro parágrafo.
    E.E.Prof. José Benedito Ferreira - Sonia Regina Ribeiro

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  25. Ensinar a História da África, é tão importante quanto os estudos classicos. O problema no neste campo especifico da História da África, é a falta de concientização, muitas vezes até mesmo dos professores, que o estudo da cultura africana tem um papel extremante significatina, até memso na nossa formação identidaria como povo e cultura. Neste sentido é preciso aproximar os estudantes da cultura africana, faze-los entender que essa cultura que aparenta ser tão distante, e indiferente, na verdade é a base da nossa propria cultura. Portanto faze-los entender que tudo, está de alguma forma interligado, e que estes elementos tem um peso muito forte na nossa vida contidiana, assim aproxima-los ainda mais, desta forma tratada em perspectiva positiva, não só de denúncia da miséria e discriminações que atingem o continente, mas em todas suas dimensões.

    Renato de Brito Pereira
    E.E. Parque Mikail.

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  26. Este comentário foi removido pelo autor.

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  27. A AFRICA PRECISA SER CONTADA DE FORMA DIFERENTE AOS NOSSOS ALUNOS ,DE FÓRMA QUE TODOS VEJAM A IMPORTANCIA
    DESTE CONTINENTE NO CONTEXTO DA HISTORIA ,INCLUSIVE NA HISTORIA OCIDENTAL ,TAMBEM COMO UMA DAS CIVILIZAÇÕES QUE MUITO ONCTRIBUIU PARA NOSSA CULTIURA PELA SUA POTENCIALIDADE DE FATORES MUTICULTURAIS ,RELIGIOSOS,ECONOMICOS ETNICOS ,PELA SUA EFETIVA PARTICIPAÇÃO NA PRE ESCRITA NA EXISTENCIA DOS PRIMEIROS SERES HUMANOS DESTA NOSSA EXISTENCIA .

    TEREMOS QUE USAR DA INTERDISCIPLINA PARA MOSTRAR O QUANTO É IMPORTANTE JUNTO AO CONTEXTO MUNDIAL O CONTINENTE AFRICANO ,SÓ AI TEREMOS SUCESSO PROVAVEL DEIXANDO DE CONTAR AS DESGRAÇAS POSSIVEIS QUE OCORREM NESTE CONTINENTE ,QUE SABEMOS DE OUTRA FÓRMA COM OUTRA CARA COM OUTRA REALIDADE TAMBEM OCORRE EM OUTROS
    4 CONTINENTES .

    Anselmo João Luiz de Godoy

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  28. Àfrica é um continente exuberante,com suas riquezas naturais,sua cultura própria e funcional sabedoria nativa.Porém com a chegada da modernidade do Ocidente,iniciou-se a saga do seu povo. Por isso é de suma importância nas escolas desenvolver um real conhecimento sobre esses povos,fixar bem que não foram e nem são inferiores a outros povos.Também lembrando que o sistema capitalista é devastador por onde passa,e na Àfrica não foi diferente. Esse é meu parecer! Prof. HELENA

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  29. Silvone Baffa Martins (arte educadora)
    A palestra do prof Acácio (que demonstrou profundo conhecimento e falou com propriedade), mostrou um lado da África, por mim desconhecido, principalmente após assistir ao vídeo e ver o quanto lutaram por um país que não era o deles, despertando um grande interesse em conhecer ainda mais este povo.
    Quanto à desconstrução do conhecimento dos alunos acredito que não me enquadro, pois eu trabalho com a construção do conhecimento, uma vez que minhas turmas são de 1º ao 5º ano do FUND I. Um paralelo entre a cultura folclórica e artística do povo africano com o ocidental começa firmando uma boa base para o aprendizado dos próximos anos.
    EE José Marun Atalla

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  30. Acredito que os textos e os temas podem ser adaptados a qualquer faixa etária, cabe ao professor buscar e inovar suas aulas e colocar em pratica seu trabalho docente.

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  31. O continente Africano pode contribuir através de acordos comerciais e culturais entre os povos, mas os países do bloco ocidental devem "olhar" os Estados africanos como parceiros e não buscando explorá-los como a história da civilização africana tem apontado, principalmente após a entrada do modo de produção capitalista, lá no século XVI e que se estende até os dias de hoje.
    Dilma Souza

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  32. A cultura africana teve papel marcante na formação da identidade brasileira. Os africanos
    trazidos para trabalho forçado em nosso país,infuenciaram nossa sociedade em muitos
    aspectos como: a religião, o idioma, a arte, a culinária, entre tantos outros costumes e tra-
    dições. Esse fato criou laços históricos entre o Brasil e a África.

    Gilzete Ferreira de Oliveira - E.E.Parque Mikail

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  33. A palestra do professor Acácio foi muito positiva, pois me ofereceu argumentos para de fato, levar novos elementos para a sala de aula e desconstruir essa visão preconceituosa que se tem do continente africano. Gostaria de salientar por exemplo, a questão da solidariedade tão presente nas sociedades africanas e os arranjos econômicos que tem uma dinâmica tão diversa da nossa, mas que se encaixam perfeitamente no continente africano.

    Rosana Guedes - E. E. Roberto Alves dos Santos

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  34. Que pena hoje não haverá curso, já estou com saudades, estou aprendendo muito e é claro meus alunos também. Os textos são ótimos dá sim para adapta-los e trabalhar em sala de aula. Estou cada dia mais interessado em estudar esse continente rico em história. O vídeo foi fantástico, comovente a luta pela igualdade, liberdade, ao mesmo tempo que são esquecidos por outros países são lembrados pelas grandes potencias, pois a matéria -prima lá existente chama a atenção do mundo capitalista. Esse cenário tem que mudar, como já esta mudando com o nosso aprendizado neste curso.

    Carlos Eduardo E.E. Hélio Polesel

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  35. Após as leituras dos textos tudo esta ficando mais claro, a visão que eu tinha sobre aquela Africa, esta sendo desmistificada, e vídeo deixa mais claro que não podemos esquecer do continente africano, pois a construção do Brasil se deve aos africanos que foram explorados aqui. O relato narrado no vídeo deixou bem claro que a luta pela independência é árdua. A Africa só será bem vista quando o mundo reconhecer sua liberdade e a importância dela para a sociedade.

    Maria Dilma E. E. Hélio Polesel

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  36. Em relação aos comentários no Forum concordo com maior parte dos colegas no que diz respeito a importancia de investirmos no conhecimento da cultura Africana e a diversidade. Desde o neocolonialismo até os dias atuais esse Continente tem sido palco de uma exploração desumana e embora rico em materia prima e mão de obra barata , seu povo sempre foi submetido aos caprichos de Nações Imperialistas altamente materialistas, cujo unico objetivo sempre foi desenvolver o Capitalismo. Hoje aparentemente a Africa parece tomar novos rumos, contudo ainda em vários países encontramos a fome e o desespero de crianças, mulheres e idosos. Torna se importante, muito importante trazermos para nossas salas de aula o que muitas vezes foi esquecido em muitos livros, a beleza sem igual de um povo rico em historia, principalmente a historia oral, seus costumes, sua tradição , muito ensinamento e sabedoria. Eu pessoalmente sempre admirei os costumes de afrodescendentes que conheci em minha vida. Sua forma de pensar, agir, seus costumes, seu amor pela natureza, sua dignidade e coragem em SER e acreditar nos seus princípios.
    Infelizmente muitas crianças Afro ao chegarem nas escolas tiveram suas ideias em relação aos seus ancestrais deturpadas , vendo-os como sobreviventes de senzalas e subjulgados pelos seus "senhores", pouco aprendiam sobre a riqueza de uma cultura altamente evoluida e desenvolvida, muitos chegaram até a ignorar a posição geográfica do Egito, acreditando que fazia parte do continente Europeu. Hoje com a obrigatoriedade do Ensino da Africa na Escola, a situação pareceestar mudando, contudo muitos professores por falta de oportunidade e cursos de capacitação não insistem em realmente aprofundar o conteúdo e esta falta de dominio leva a maioria de nós, professores a não trabalharmos a interdisciplinaidade e transdisciplinaridade em nossas Escolas. Este curso, a Palestra veio acrescentar e muito. Parabéns para a Equipe.

    (Professora: Renata Cristina- EE Ilia Zilda. I Blanco)

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  37. Em relação aos comentários no Forum concordo com maior parte dos colegas no que diz respeito a importancia de investirmos no conhecimento da cultura Africana e a diversidade. Desde o neocolonialismo até os dias atuais esse Continente tem sido palco de uma exploração desumana e embora rico em materia prima e mão de obra barata , seu povo sempre foi submetido aos caprichos de Nações Imperialistas altamente materialistas, cujo unico objetivo sempre foi desenvolver o Capitalismo. Hoje aparentemente a Africa parece tomar novos rumos, contudo ainda em vários países encontramos a fome e o desespero de crianças, mulheres e idosos. Torna se importante, muito importante trazermos para nossas salas de aula o que muitas vezes foi esquecido em muitos livros, a beleza sem igual de um povo rico em historia, principalmente a historia oral, seus costumes, sua tradição , muito ensinamento e sabedoria. Eu pessoalmente sempre admirei os costumes de afrodescendentes que conheci em minha vida. Sua forma de pensar, agir, seus costumes, seu amor pela natureza, sua dignidade e coragem em SER e acreditar nos seus princípios.
    Infelizmente muitas crianças Afro ao chegarem nas escolas tiveram suas ideias em relação aos seus ancestrais deturpadas , vendo-os como sobreviventes de senzalas e subjulgados pelos seus "senhores", pouco aprendiam sobre a riqueza de uma cultura altamente evoluida e desenvolvida, muitos chegaram até a ignorar a posição geográfica do Egito, acreditando que fazia parte do continente Europeu. Hoje com a obrigatoriedade do Ensino da Africa na Escola, a situação pareceestar mudando, contudo muitos professores por falta de oportunidade e cursos de capacitação não insistem em realmente aprofundar o conteúdo e esta falta de dominio leva a maioria de nós, professores a não trabalharmos a interdisciplinaidade e transdisciplinaridade em nossas Escolas. Este curso, a Palestra veio acrescentar e muito. Parabéns para a Equipe.
    Daniele

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  38. Foi interessante perceber nos textos e nas palestras, que o povo africano é um povo que trabalha, que luta por seu ideais e que sempre manteve a fisionomia alegre e dispostos ao recomeço. Nas salas de aula seria interessante mostrar para os alunos momentos difíceis, mas também mostrar através de trabalhos lúdicos e diferenciados o constante otimismo que herdamos desse povo maravilhoso.

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  39. De acordo com a palestra do Profº Acacio, podemos perceber que há muitas manifestações artísticas e culturais na África, como o festival de cinema em Burkina Faso, entretanto, informações desse tipo não chegam aos estudantes brasileiros, logo o imaginário do aluno e do cidadão comum do Brasil se constrói a partir das informações que chegam daquele continente. Por motivos variados e interesses diversos, sempre temos contato com reportagens que mostram a África como sendo local de pobreza, fome, Aids e guerra. Para que se mude esse perfil, se torna necessário que conheçamos quem são os artistas, os cientistas, os filósofos e pensadores africanos, assim como suas produções.

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  40. Para mudarmos este conceito que a mídia nos mostra,é necessário conhecimento .Este curso abre novas abordagem,novos conhecimentos.Os textos vieram acrescentar muito, principalmente no que diz respeito aos aspectos culturais e de valores.Com a visita ao Museu pude perceber a importância da reinterpretação da história,da estética e da educação,que a África nos ensina.

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  41. Olá Amigos .
    Acredito que diante das informações passadas em nosso curso, teremos muito trabalho para reverter os conceitos sobre o tema que até então para nós acredito, também está sendo surpreendente.
    Quanto a prática de ensino em sala de aula,a abordagem será bem ampla pois teremos uma visão maior nos aspectos políticos,geográficos e antropológicos para discussão, bem como um rico material .

    Prof. Oswaldo ( Diretoria de Ensino Guarulhos Norte )


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  42. Os textos nos direciona para um continente africano realmente rico em formação e de informação.Dentro da ideia de formação, o Continente Africano contribui muito, e é lamentável quando nos meios de comunicação nos apresentam um povo sofredor. A exemplo do "branqueamento", a formação do nosso povo brasileiro partiu de "senhores" e "poderosos" que violentavam, humilhavam mulheres e homens negros que aqui vieram ou foram trazidos, mas que estando aqui, continuam até hoje lutando , trabalhando de maneira digna e contribuindo na formação e enriquecimento do nosso país. Claudenice - Hélio Polesel

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  43. A palestra proferida pelo prof. Acacio junto com os textos ilustraram o Continente Africano de uma forma diferente da que as mídias nos mostram, um Continente que tem que ser descoberto não com precoceitos mas com etica, respeito e solidariedade não dó, mas estarmos juntos ,para que nossos alunos aprendem a verdeira historia do Continente Africano


    Denise lima Queiroz
    Waldomiro Pompeô

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  44. As palestras do Profº Acácio nos contribuiu para desmistificar a África que nos foi transmitida. E, para nos aperfeiçoar no Continente Africano, para que assim, saibamos criar em sala de aula atividades que revelem uma África diferente daquela que conhecemos. E assim retratar a cultura, o cotidiano dos povos e que possamos valorizar a influência cultural do Continente Africano no Brasil.

    Márcia Cristina - E.E. Ary Jorge Zeitune

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  45. Queridos cursistas.

    Ao lermos na integra cada postagem no Fórum foi nítido que o professor Ácacio conseguiu romper com os paradigmas acerca do continente africano, afirmo quando no passar das vista lemos, conceitos tais como: mitos, tradições, influências culturais e sociais, alteridade entre outros conceitos que afirmam a presença africana em nosso continente.
    Após esta formação temos que transcender a teoria e concretizar na prática da sala de aula.

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    1. No fórum o que podemos observar é que estamos diante de muitos desafios, porém também diante de muitas possibilidades, pois a partir de tantas reflexões acerca de temas tão complexos, cabe a nós formadores investirmos na desconstrução desses paradigmas, quebrar barreiras e acreditar que o ambiente escolar, a sala de aula é o espaço de formação e que essa troca de informações que estamos construindo entre nós possibilitará pensarmos em um trabalho inter e transdisciplinar que nos levará cada vez mais a conhecer o papel de destaque que as culturas africanas trazem para a nossa sociedade.Valorizando e aproximando esse trabalho do nosso aluno.

      Rita de Cássia

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